logo fpa


Coordenadora: Prof.ª Mestra Liliana Bellio
Reconhecido pela Portaria MEC 704 de 18/12/2013 – Publicado no DOU 19/12/2013

Botão

MISSÃO DO CURSO DE DESIGN

O Curso de Design da Faculdade Paulista de Artes, com foco em Design Gráfico, alia as tendências do mercado contemporâneo, no campo das Artes Visuais aplicadas, para a formação de um profissional humanista e ético, que planeje, projete e produza objetos gráficos capazes de agregar valores (tecnológicos, funcionais e estéticos) à realidade sociocultural da qual participa.

O PROFISSIONAL DESIGNER

O Designer formado na FPA atua mais especificamente na área da comunicação visual, um campo dinâmico que envolve atividades voltadas ao desenvolvimento de projetos gráficos para mídias impressas e digitais. As funções desempenhadas pelo designer gráfico abrangem a criação de logotipos, identidades visuais, projeto de websites, diagramação de revistas e jornais, ilustração editorial e publicitária, produção de vinhetas e imagens animadas para vídeo, cinema e televisão, design de embalagens e várias outras atividades que o design gráfico permeia.

O profissional formado pela Faculdade Paulista de Artes pode atuar e acompanhar todas as etapas do projeto de design, desde a concepção e planejamento até a execução e fechamento para publicação em diferentes mídias. Com o avanço da tecnologia de produção e edição de imagens nas últimas décadas, diversos setores desenvolveram uma demanda crescente por profissionais de design. O designer gráfico é requisitado em escritórios de design, agências de publicidade, editoras, empresas do setor de embalagens, produtoras de vídeo e cinema, estamparias e outros setores ligados à indústria de bens e serviços e à comunicação.

O CURSO DESIGN (Desenho Industrial)

O curso de Design da Faculdade Paulista de Artes se propõe a formar profissionais capazes de compreender e articular as questões culturais, estéticas e tecnológicas que envolvem as atividades no campo da comunicação visual. Antigamente chamado de “Desenho Industrial” (com habilitação em Programação Visual), o curso adotou a nova nomenclatura “Design” em 2010. A mudança de nomenclatura reflete uma preocupação com as novas demandas que passaram a integrar o contexto contemporâneo da profissão. Nos dias de hoje, o conceito de design está ligado a todas as atividades que trabalham com a concepção de projeto e a atuação do designer gráfico não está mais limitada ao campo da indústria, mas abrange especialmente o setor de serviços e de comunicação.

Possui a duração mínima de sete semestres (três anos e meio) e a matriz curricular se subdivide em três segmentos: disciplinas voltadas para o estudo de conceitos estéticos e humanistas, disciplinas técnicas e tecnológicas e disciplinas de projeto. No campo de estudos humanísticos e estéticos, o estudante entra em contato com áreas como desenho de observação e de representação, ilustração, linguagem visual, história da arte e do design, filosofia, sociologia e design no Brasil. As disciplinas técnicas e tecnológicas envolvem estudos sobre computação gráfica, processos gráficos, e modelagem.

Já as atividades projetuais são desenvolvidas a partir de disciplinas voltadas à execução de projetos experimentais em diferentes áreas do design, como identidade visual, projeto editorial, animação e desenho de embalagens. Além das disciplinas regulares, completam o conteúdo curricular do curso a orientação do Estágio, que visa integrar os estudantes no exercício profissional, e o Trabalho de Conclusão de Curso, através do qual são desenvolvidos projetos gráficos complexos, capazes de responder a demandas socioculturais localizadas.

Botão_CORPO-DOCENTE