logo fpa


Coordenador Prof. Ms. Marcos Marcelo Soler
Reconhecido pela Portaria MEC nº 37
de 19.01.82 DOU 21.01.1982

Botão

DURAÇÃO: 3 anos ou 6 semestres.

 

OBJETIVO

Formar docentes para o ensino fundamental e médio, assim como atores profissionais que dominem os recursos expressivos de voz, corpo, movimento e gesto, como protagonistas a serviço de ideias e intenções a partir da linguagem cênica.

Esse intérprete necessita igualmente de habilidades que lhe permitam conhecer e analisar a realidade social em que vive, para que, dessa forma, seja capaz de refleti-la e modificá-la por intermédio de sua arte.
Os requisitos básicos para envolver-se neste curso são: paixão, dedicação e alta dose de generosidade, já que será exigido de seu praticante alto teor de sensibilidade, técnica, criatividade, espírito de equipe, solidariedade e arte.

MERCADO DE TRABALHO

Há muita atividade dentro e fora do teatro, do cinema e das agências de publicidade. Como o cinema nacional está em ascensão, a possibilidade de enveredar por essa área está em constante transformação.

A televisão continua a oferecer possibilidades de trabalho, centralizadas no eixo Rio-São Paulo, entretanto as produções regionais, especializadas em reproduzir a realidade do entorno, têm-se intensificado e especializado.
Como os demais mercados de trabalho, os que se dedicam à arte da interpretação encontram um mercado emergente, que solicita profissionais hábeis, competentes e, acima de tudo, dotados de capacidade de liderança para desempenhar as mais diversas funções, seja em produção, direção ou mesmo na criação de peças e roteiros.

CURSO

A matriz curricular do curso divide-se em dois segmentos distintos: teórico e prático.

Inserem-se no campo teórico, as matrizes que contribuem para a formação intelectual do aluno, agrupadas em módulos sequenciais para o desenvolvimento e o aprimoramento crescente na área.

No prático o objetivo é treinar, o máximo possível, a ferramenta principal com a qual o ator prepara-se para ocupar seu lugar no mercado profissional: o próprio organismo.

Nesse aspecto destacam-se duas matrizes, nas quais os alunos têm a possibilidade de exercitar e experimentar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Interpretação Teatral (de I a VI)
Laboratório de Montagem (de I a VI)

A fusão dessas duas áreas, ministradas pelo mesmo profissional, resulta a cada semestre em uma montagem completa, cujo texto é sempre escolhido a partir do repertório incluído no conteúdo programático de História do Teatro e História do Espetáculo.

Tais resultados são os espetáculos que compõem a Mostra de Artes Cênicas – que ocorre ao final de cada semestre, desde 2002. Durante quatro semanas, os aprendizes revezam-se no Teatro, e têm a possibilidade de verificar o retorno de suas propostas com platéia heterogênea, acadêmica ou não.

Desde o início, o aluno é motivado a cumprir o estágio supervisionado, que consiste em assistir a dez espetáculos profissionais por semestre, com o compromisso de concluir 160 horas de observação.

Para ser ótimo ator é importante ser frequente espectador.

Botão_MATRIZ_TEATRO

Botão_CORPO-DOCENTE