logo fpa


Coordenador: Prof. Dr. José Gustavo Sampaio Garcia
Reconhecido pela Portaria nº 286, de 21/12/12 – DOU. 27/12/2012

ARTISTA-PROFESSOR/PROFESSOR-ARTISTA
ARTE-EDUCADOR NAS ARTES VISUAIS

DURAÇÃO: 3 anos ou 6 semestres.

Botão

Profissional mediador das Artes, que sabe fazer, pensar e compreender a manifestação visual estruturada: a obra de arte ou o objeto artístico, resultado da busca em dar mais sentido à vida e vivificar as expressões humanas.

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais substitui atualmente o antigo Curso de Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (licenciatura plena) criado nacionalmente na década de 1970. Por força da nova LDB Nº 9.394 de 1996, a expressão Educação Artística foi abolida, passando a ser empregado o termo Arte, e os profissionais a serem formados para as áreas de artes visuais, música, dança e teatro (PCN Arte/1997). Essa mesma lei tornou obrigatórias as aulas de Artes nos cursos de níveis fundamentais e médio.

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais habilita o profissional, ao final de três anos, para atuar como professor na educação básica ou na educação não-formal, ou como produtor cultural autônomo: artista ou agente cultural, em museus, galerias, espaços culturais, ONGs, programas sociais e recreativos, compor grupos interdisciplinares entre outras funções afins, dentro de instituições educativas e culturais. Esse profissional ensina ou faz pesquisa em arte e/ou sobre arte, planeja e administra bens culturais, baseado em padrões éticos e de cidadania.
Na Faculdade Paulista de Artes (FPA) a formação acadêmica se constrói a partir do desenvolvimento no processo criativo, crítico, flexível e reflexivo da construção de conhecimentos em Arte, consideradas: experimentação, elaboração, produção artística e apreciação contextualizada.

INFRAESTRUTURA

Para compreensão, produção e mediação do fenômeno artístico, além das salas para disciplinas teóricas, o Curso dispõe de laboratórios, como salas-oficinas, que envolvem Pintura e Desenho, Escultura e Cerâmica, Fotografia e Informática. O Espaço Cultural Prof. Luiz Rogério Telles Scaglione, composto de auditório, salas multiuso e espaço expositivo, é utilizado como instrumental imprescindível, integrante da formação acadêmica cotidiana do aluno, de integração das artes com as novas tecnologias – tão importantes para este século.

MERCADO DE TRABALHO

Destaca-se o preenchimento da lacuna existente na formação de profissionais de Artes e, mais especificamente, na docência e na mediação em Artes, do ensino formal e não-formal. Os alunos egressos podem atender à enorme demanda de profissionais capacitados para suprir as vagas existentes, de forma a obterem empregabilidade e, além disso, expressão na área de Artes Visuais.

MATRIZ-ARTES-VISUAIS

Botão_CORPO-DOCENTE