logo fpa


Coordenador: Prof. Dr. José Gustavo Sampaio Garcia
Reconhecida pela Portaria nº 286, de 21/12/12 – DOU. 27/12/2012

Botão

DURAÇÃO: 3 anos ou 6 semestres.

 

LICENCIATURA

O licenciado em música estará habilitado a lecionar Educação Musical nas escolas de 1º e 2º graus, de ensino regular, bem como disciplinas teórico-musicais nos Conservatórios em regime de curso de ensino médio (2º grau).

Com o novo destaque dado à música, nas últimas reformas de ensino e o desenvolvimento da consciência da sua importância na formação da personalidade do educando, o mercado vem oferecendo, atualmente, maiores oportunidades de trabalho na área.

MERCADO DE TRABALHO

Prepara o aluno para atuar como professor de Música nos ensinos Fundamental e Médio e em Conservatórios públicos e privados.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovada em dezembro de 1996 e intitulada Lei Darcy Ribeiro, consta no artigo 26, parágrafo 2º, que “o ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. Mais recentemente, em 2008, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei do Senado que altera a Lei de Diretrizes Básicas da Educação. A proposta inclui a música como conteúdo obrigatório do ensino das artes para a educação básica, o que vem ampliar as possibilidades da atuação do professor de música.

O egresso do curso de Licenciatura em Música da FPA adquire competência musical para atuar na rede de Ensino Fundamental e Médio, bem como em instituições de ensino específico de música. Além das atividades específicas da docência, poderá atender também às necessidades existentes no mercado de trabalho na área musical, como participar de bandas, corais, conjuntos musicais diversos, entre outras.

O PROFISSIONAL

O profissional terá adquirido competência musical para atuar na rede de Ensino Fundamental e Médio bem como instituições de ensino específico de música. Além de atividades docentes poderá atender também ás necessidades existentes no mercado de trabalho na área de música como: orquestras, bandas, corais, conjuntos musicais diversos.

Botão_CORPO-DOCENTE